Pular para o conteúdo

A besta erudita

A besta erudita é todo ser que tenta convencer o outro de que está certo, usando para isso conhecimentos - profundos ou de almanaque - e citações que dão um ar de seriedade às bobagens ditas.

Uma de minhas mais antigas e constantes relações é com Cândida, minha ex-diarista, atual mensalista. Há 13 anos nos acompanhamos. Excelente profissional e pessoa centrada na realidade, sem delírios ou projeções imaginárias, nos conhecemos e nos respeitamos com todas nossas diferenças. Algumas vezes Cândida diz algo com o qual não concordo, exponho meu ponto de vista e chegamos a um acordo ou a um silêncio sábio. Nunca divergimos naquilo que é essencial, diga-se. Cândida cursou até o 5º ano do antigo primário.


Na outra ponta... vez por outra observo em meu convívio, físico ou virtual, pessoas as quais qualifico de "bestas eruditas". Explico.


A besta erudita é todo ser que tenta convencer aos demais de que está certo, usando para isso conhecimentos - profundos ou de almanaque - e citações que dão um ar de seriedade às bobagens ditas. Deliberadamente distorce o texto lido para que sirva ao argumento que defende.


Vamos supor que eu seja uma "piranha" e que, para convencer aos demais de que não há nada de mal nisso, diga: "está no Novo Testamento, Deus ama quem dá com alegria". Ainda que ele ame, não foi este o sentido do texto bíblico, certo?


Pois é isso o que faz a besta erudita. Lembram de como Hitler se apoderou de Nietzsche, Kant e Wagner para justificar suas teorias sobre a superioridade alemã?


A besta erudita é assim. Escreve um textinho aqui e outro ali, todos repletos de citações que poucos podem rebater. E que outros, como eu, têm preguiça de dar trela.


E eles ganham espaço.