Já escrevi aqui neste espaço que só no Brasil as câmeras digitais da Sony são consideradas as melhores. Todo neófito tem ou sonha ter qualquer modelo Sony. A Sony, digo, sempre foi famosa por seu canal de televisão, por ser a criadora do walkman, por seus aparelhos de som, por seu selo musical... mas por máquinas fotográficas, só de uns tempos pra cá. Sou conservadora em certas coisas e acredito não ser fácil para esta empresa conseguir melhores resultados que as tradicionais Canon e Nikon, ou mesmo Olympus e Kodak. Isso sem falar na associação da Panasonic com a Leica para os modelos Lumix, a Konica, Fuji e outras tantas marcas tradicionais no segmento da fotografia. Da mesma forma que acho a miniaturização um péssimo negócio para a fotografia pois é impossível a mão não fazer tremer um equipamento que pesa quase nada, acho que a Sony é mais um fenômeno de marketing que uma grande câmera. Não que seja ruim, claro. Prova disso está na Info deste mês (Junho de 2007). Às páginas 86 e 87, sobre o título "Cliques inspirados", a maior revista brasileira de informática e tecnologia traz o resultado de seu concurso de fotos. E pra corroborar minha tese, das nove fotos selecionadas pelo júri (dentre 433), cinco foram obtidas com câmeras Canon e duas com Nikon. As três restantes foram feitas, uma cada, com câmeras Kodak, Sony e Panasonic. É claro que as melhores fotos não são as melhores porque foram feitas, em sua maioria, com máquinas Canon e Nikon. Claro que não. Mas também é certo que os melhores fotógrafos do concurso escolheram Canon e Nikon para seu uso. Sintomático que os caras que entendam do assunto não tenham usado Sony, não? Sinceramente... eu não acredito em coincidência.
Contra todas as evidências… a teimosia
A Revista Info contraria sua própria pesquisa de marcas, que apontou as câmeras digitais Sony como as melhores. Marca é uma coisa... qualidade é outra. Bingo!